segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Playlist 3 - 03/12. "Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos"

Aula integrativa 3 


Nas discussões de hoje faremos um acompanhamento direto dos blogs. Juntos, vamos conversar sobre critérios de análise que nos parecem interessantes. Para nossa inspiração, a aula tem como título uma frase de Paulo Freire, um convite ao encontro e à criação. Vamos nos experimentar?!!!

Quanto ao critérios

  • De forma Geral:

1- Qual ou quais os problemas centrais de interesse q motivaram a construção do blog sob a temática? O que foi problematizado pelo grupo para a escolha do tema?

2- Qual o objetivo do blog em sua comunicação com o publico? 

3- Revisão da literatura com a identificação das diferentes abordagens e os pontos de controvérsias, históricos e atuais;

4- Terapêuticas e técnicas, reconhecidas ou não, mas que seu status na psicologia seja esclarecido;

5- Uso de hiperlinks válidos e que contribuam com o enriquecimento da temática;

6- Como a mídia tradicional trata tais assuntos, evidenciando seu reconhecimento de  que entre a produção de conhecimento científico e sua divulgação existe um abismo que é preenchido muitas vezes com preconceitos, reducionismos e interesses;

7- Postura crítica quanto ao modo de estabelecimento dos conhecimentos trazidos ao blog, no sentido de que consigam entender como esse conhecimento foi produzido, buscando fontes diretas e relacionando-as com outras fontes, de maneira a dar consistência ao conteúdo e colocá-los numa posição de autonomia frente ao texto e à temática;

8- Autoria no processo de construção do texto. O blog deverá conter informações que impreterivelmente representem originalidade do grupo no conjunto da proposição.



  • De forma Específica:

Cada professor irá trabalhar com os alunos os temas de seu interesse e que representem o componente sob sua orientação, tais como:

- Desenvolvimento: como o desenvolvimento pode ser concebido ao longo do seu blog? Como as problemáticas constitutivas da discussão sobre desenvolvimento estão presentes? E quais são estas problemáticas priorizadas pelo grupo?

- Linguagem: Qual ou quais os problemas centrais de interesse q motivaram a construção do blog sob a temática? O que foi problematizado pelo grupo para a escolha do tema?

- NeuropsicologiaNeuropsicologia: quais e como os processos psicológicos básicos estão envolvidos na problemática abordada? Como a neuropsicologia compreende o fenômeno trabalhado? Como esta área de conhecimento pode contribuir na compreensão (ou reabilitação) de processos psicológicos? 

Perspectiva e Organização na Pesquisa em Psicologia: fundamentar as escolhas a partir de um olhar do observador em pesquisa, baseado em uma perspectiva histórico-hermenêutica ou descritivo-analítica. Articular o trabalho que já vinha sendo feito em sala de aula com a atividade integrativa (deixar claros o problema, os objetivos,marco teórico-revisão bibliográfica - perspectiva adotada e conceitos centrais - e metodologia)

- Processos CognitivosDe que maneira os processos cognitivos delimitados pela proposta da disciplina (aprendizagem, memória, inteligência, formação de conceitos e resolução de problemas) estão contemplados na abordagem da temática escolhida;
-As controvérsias a respeito da temática escolhida teriam relação com pressupostos epistemológicos distintos e poderiam ser relacionados ao modo como se concebe o conhecer?
- Como os operadores da distinção e da localização de estruturas e funções auxiliam a explicar o domínio demarcado pela temática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário